terça-feira, 20 de julho de 2010

OS DESAFIOS DA LINGUAGEM NO SÉCULO XXI

OS DESAFIOS DA LINGUAGEM NO SÉCULO XXI

Século XX, um grande desafio surge na educação: conciliar o mundo de informações com o mundo dos discentes e docentes.
Internet, celular, MP4, games,etc tomam conta do mundo, são novas tecnologias que surgem dando uma forma de aprendizado diferente.
A escola não pode negar mais esse fato: as crianças trocam informações entre si e buscam o que querem na internet. Se a escola não acompanhar o ritmo ela fica chata.
E o professor? A figura central não é mais ele. O professor agora é mediador. Ele continua tendo seu papel fundamental em sala. Não podemos deixar de dizer que ele também tem que aprender tudo isso. É desafio para ambos.
A linguagem continua sendo a da cultura popular. Essa cultura, hoje é a do computador, do DVD, da televisão. As crianças costumam se comunicar não pelo uso de uma língua em comum, mas sim pelos mesmos interesses.
Século XXI, o mar de informações é enorme. São tantas as novas tecnologias que surgem que parece não darmos conta. Os alunos parecem dar aulas aos professores. Os papéis estão invertidos. Se o professor não for tecnologicamente correto, não aprender a usar as novas tecnologias perderá seu aluno, pois os alunos não querem mais aulas prontas e acabadas, eles querem as novidades que o professor tem para ele.
Segundo o professor Pedro Demo: “não adianta só criticar o professor, ele é uma grande vítima de todos esses anos de descaso, pedagogias e licenciaturas horríveis, encurtadas cada vez mais, ambientes de trabalho muito ruins, salários horrorosos...” Como podemos concluir estamos todos no mesmo barco, ou rememos a favor da infomaré
ou teremos que pular fora.


Simone da Silva Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário